PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro
 
   
Sondas e Cateteres

A higiene corporal é igualmente importante para evitar a infecção e manter o bom funcionamento de dispositivos que possam ser aplicados na criança, como sondas e cateteres.

Os cateteres exteriores não devem ser molhados pelo que o banho de imersão deve ser evitado. Se o penso que está sobre o cateter sair do sítio, os pais não devem tentar fazer outro em casa. O aconselhado nesses casos é que se aplique no local um penso novo transparente para cateter e que se dirijam, assim que possível, ao hospital, para que os enfermeiros possam repor o que foi removido. Para manter a higiene do cateter, o penso deve ser feito pelo menos uma vez por semana na unidade hospitalar.

Os cateteres subcutâneos (aplicados debaixo da pele) deverão ser testados e heparinizados (limpos com uma solução anti-coagulante) pelo menos uma vez por mês. Em caso de acidentes que provoquem a ruptura de um cateter, os pais devem dobrá-lo, prendê-lo com um fio e dirigir-se imediatamente ao hospital. A zona do corpo perto do cateter deve ser limpa com o máximo cuidado.

No caso da utilização de sondas no nariz ou na barriga é preciso ter atenção à sua limpeza e cuidado para não as remover.



voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.