PT
Pesquisa
Um projecto da Fundação Rui Osório de Castro
   
Dados Estatísticos
 
A Fundação Rui Osório de Castro recolheu os dados disponíveis, até ao momento, sobre o cancro pediátrico em Portugal e organizou-os de forma concisa e esclarecedora em gráficos, de modo a facilitar o acesso e a compreensão da informação sobre a matéria.

Neste sentido, os gráficos que se seguem pretendem ilustrar a incidência do cancro infantil em Portugal e o número de casos de cancro pediátrico por região e sexo; a incidência da doença em crianças nas Regiões Norte, Centro e Sul; os tipos de cancro pediátrico em Portugal por faixa etária e ainda os especificamente ocorridos nas Regiões Norte, Centro e Sul.

No entanto, os dados obtidos diferem relativamente ao período de análise da recolha de dados, bem como na nomenclatura (Classificação Internacional de Doenças para Oncologia - CID-O) adoptada por cada Centro de Registo Oncológico Regional (Norte, Centro e Sul). Acresce ainda que, não obstante o alargamento da idade pediátrica até aos 18 anos desde 2010, alguns dos dados disponibilizados apenas contemplam as faixas etárias até aos 14 anos.

Atendendo a estas especificidades - à consequente impossibilidade de estabelecer uma comparação fidedigna entre as três realidades regionais para inferir uma realidade nacional - optámos por não trabalhar sobre estes dados, ilustrando apenas as diferentes realidades existentes através de gráficos, retratando assim o actual panorama da oncologia pediátrica em Portugal.

A inexistência de uma plataforma comum e exclusiva ao nível dos registos oncológicos pediátricos em Portugal é uma realidade para a qual a Fundação Rui Osório de Castro está atenta e se propõe, em colaboração com as três unidades, a definir as estratégias necessárias para que, em breve, seja possível implementar o primeiro Registo Oncológico Pediátrico Nacional.



voltar
STQQSSD
 
 
 
 
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
13 Dezembro
No dia 13 de dezembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) organiza a Conferência “Tabagismo e...
banner
© 2017PIPOP - Todos os direitos reservados.